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5 preocupações antes de implantar um sistema de telefonia VoIP.

janeiro 29, 2020Nathan CrizantoNoticias, VoipNo comments

Confira os principais pontos que devem ser avaliados antes de implementar um sistema VoIP na sua empresa.

A tecnologia VoIP tem possibilitado o desenvolvimento de soluções de telefonia que tem transformado a telecomunicação das empresas. Essa tecnolgia tem tornado cada vês mais fácil a realização de chamadas telefônicas utilizando uma conexão de Internet.

Um exemplo de como a tecnologia VoIP pode ser interessante é que um colaborador pode levar seu telefone VoIP para uma viagem de negócios e conectar esse dispositivo à Internet para receber e realizar ligações, bastando apenas ter uma conexão de internet estável e rápida. Outra vantagem é a integração com serviços como: chamada gratuita a ramais, conferência, redirecionamento, identificador de chamadas, entre outros.

No entanto, para o desenvolvimento eficiente da solução, algumas adversidades populares precisam ser vencidas para que se tenha um funcionamento perfeito do sistema. Vejamos abaixo 5 preocupações que precisam ser avaliadas na hora de comprar um sistema de telefonia VoIP:

1 – Planejamento estratégico

Antes de começar a pesquisar sistemas de telefonia baseada em IP, é preciso entender quais são as necessidades da sua empresa e seus colaboradores. A empresa precisa de uma URA (Unidade de Resposta Audível), correio de voz, ou encaminhamento de chamadas?

Também, é recomendado prever quais são os recursos que poderão vir a ser necessários no futuro. Isso irá ajudar a dimensionar uma solução de telefonia que suprirá as necessidades da sua empresa de forma escalável.

2 – Suporte ao protocolo SIP

O SIP (Session Initiation Protocol) é um protocolo de sinalização usado para controlar sessões de comunicações baseadas em IP. Sistemas de telefonia VoIP baseados em SIP podem fornecer funcionalidades adicionais, como a habilidade de fazer conferências com múltiplos usuários e clique-to-call em páginas da web. Isso aumenta a utilidade do sistema de telefonia, e que a empresa atenda seus clientes de uma forma mais otimizada.

3 – Suporte ao codec G.729

O codec G.729 é um algoritmo que comprime os dados de áudio para usar uma largura de banda significativamente menor do que em uma chamada VoIP tradicional. Uma ligação comum consome cerca de 64Kbps da banda do link. Com o G.729 esse consumo pode ser reduzido para para 32Kbps, por exemplo. Esta compressão permite fazer mais chamadas sem a necessidade de aumentar a capacidade da rede, além de permitir à voz viajar em conexões de banda menores, como a da internet 3G em smartfones, que ainda é bastante limitada no Brasil.

4 – Minha rede atual vai dar conta do recado?

É necessário verificar com o seu provedor de Internet se a largura de banda é suficiente antes de tentar implementar o VoIP, se não você enfrentará problemas com o funcionamento do sistema. É preciso dimensionar quantos Kbps o sistema vai consumir, aproximadamente quantas chamadas serão feitas simultaneamente, quais aplicações disputarão banda com o seu sistema VoIP, configurações de QOS (Quality of service), e também é necessário ajustar o firewall para que não prejudique a sessão a continuidade das comunicações.

5 – O que acontece quando falta energia?

Se houver falta de energia na sua empresa e isso desliga a rede de computadores, você também ficará impedido de receber e realizar chamadas telefônicas.

Uma opção sensata é a de ter algum tipo de fonte de energia no local, como um no-break (UPS). Um no-break adequado deve conseguir suprir a necessidade de energia e manter o sistema rodando por algumas horas, dependendo do consumo elétrico do seu sistema.

Fabricantes de no-breaks individuais incluem um gráfico que mostra quanto tempo a unidade pode aguentar, com base em uma potência particular. Vale a pena conferir exatamente o quão rápido ele faz a transição do suprimento de energia comum para a do no-break, pois pode valer a pena investir em um no-break com maior qualidade para garantir uma transição imperceptível.

Conte com a Prosinc na hora de projetar e implementar a sua solução VoIP.

Nathan Crizanto
Nathan Crizanto, 26 anos. Um nerd raiz, apaixonado e estudante de programação. Formato em Design Gráfico e Marketing Digital.
Next post A importância de uma telefonia empresarial.

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