Firewall
A palavra firewall tem estado cada vez mais comum no nosso cotidiano, ainda mais agora que a segurança digital está cada vez mais em evidência. Você certamente já deve estar familiarizada com ela, mas sabe o que é o firewall ou o que ele faz?
Nas rotinas diárias das empresas, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve para proteger não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles.
Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo.
Firewall em software
Aplicações com a função de firewall já são parte integrante de qualquer sistema operacional moderno, garantindo a segurança do seu PC desde o momento em que ele é ligado pela primeira vez. Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca cheguem ao destino final.
A maioria dos PCs ou notebooks vêm com firewall presente em seu sistema operacional básico, mas é bastante comum nos ambientas corporativos, as empresas usarem computadores específicos que agem como uma espécie de guardião de uma rede, filtrando todo o trânsito de dados entre os PCs e ambientes externos como a internet, que podem ser muito inseguros.
Firewall como hardware
Os firewalls em forma de hardware são as soluções mais comuns nos ambientes corporativos. Neste cenário, equipamentos específicos são implementados para este fim. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall é capaz de tratar mais requisições, aplicar os filtros de maneira mais ágil, além de atuar na gestão da rede como um todo, gerenciando todo o tráfego de dados e priorizando as aplicações mais importantes.
Outra função básica de um firewall é zelar pela segurança de roteadores, controlando os computadores que estejam habilitados a se conectar na rede e impedindo que os “invasores” de plantão usem sua rede Wi-Fi sem permissão.